Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Ziza Festas
 Cláudia
 Nádia Lamas
 Look do Dia - By Bruna Maria




Denise Tasca - Dias Infinitos!
 


The boy is eating french fries!



Escrito por DMOT às 18h13
[] [envie esta mensagem
] []





acabouuuuuuuuuuuuuuuuuu

 

Meu Deus .. até que enfim ... acabei o tal Kamazóv .... não aguentava mais!

Foi mais de um ano me arrastando!

O livro de cabeceira de Nietzsche e de Freud.

Eu achei ESSENCIAL não superou o amor que tenho pela obra de Tolstói (para comparar com outro russo) ou o meu preferido Aldous Huxley e seu ADMIRAVEL MUNDO NOVO.

Como advogada achei importante também. Não sei como não foi leitura obrigatória! Porque traz aspectos muito importantes para operadores de Direito.

Horríveis as gravuras do livro. Ou eu não entendo mesmo nada de arte. Eu evitava olhá-las. E quem precisa de ilustração numa obra de Dostoieveski?

Um capítulo especialmente marcou para mim: O poema "O Grande Inquisidor" que está no livro é incrível e eu amei especialmente essa parte.

O fim do livro é de muita redenção e resolve algumas questões pessoais e o epílogo é doloroso e foi o único momento que rolaram lágrimas.

Caso queiram experimentar esse trecho, sem o contexto e trocentas páginas te preparando para eles na internet está cheio de citações e transcrições:

Não há nada mais sedutor aos olhos dos homens do que a liberdade de consciência, mas também não há nada mais terrível. Em lugar de pacificar a consciência humana de uma vez por todas mediante sólidos princípios, Tu lhe ofereceste o que há de mais estranho, de mais enigmático, de mais indeterminado, tudo o que ultrapassava as forças humanas: a liberdade. Agiste, pois, como se não amasses os homens... Em vez de Te apoderares da liberdade humana, Tu a multiplicaste, e assim fazendo, envenenaste com tormentos a vida do homem, para toda a eternidade...”

O trecho mais perturbador para mim foi o que ele conversa com o Diabo ... a passagem me remete às tentações de Cristo no deserto  ea acabei concluindo que livro de sucesso mistura Bíblia e clássicos.

Reconheci a formula de Dostoiveski no livro "O Envangelho Segundo Jesus Cristo' do José Saramago, que por coicidência também traz a figura paterna como tema central.

Tá anotado para quando eu resolver escrever de verdade - obedecendo a prima Rose  - que disse que eu posso ganhar dinheiro escrevendo. è uma qualidade minha, ouço bons conselhos e me atiro na idéia. Só que demora!

Dando uma espiada no verbete O GRANDE INQUISOR, NO GOOGLE,  deparei com Rubem Alves usando as mesmas palavras que eu pensei ao ler esse livro; "De tudo o que Dostoievski escreveu em Os Irmãos Karamazovi o que mais me impressionou foi o incidente do “Grande Inquisidor”.

Passei na Wikipédia ver que é esse Rubem Alves, porque só consigo lembrar do Rubem Fonseca .... Rsss:

"Rubem Alves é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis"

E de cara fui aprendendo o que não sabia "Carpe Diem" faz parte de mim e eu já repetia por aí:

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.

Mas eu li na portinha do lado:

"Tempus Fugit" quer dizer "o tempo foge". A vida é breve.
E de cara fui aprendendo, a expressão, porque   a sensação nos pertuba a cada dia mais intensamente.

 

O que tenho achado mais cruel nos últimos dias é a despedida de pessoas que nos amaram.  O tempo quefugiu.

Viva à Rússia!



Escrito por DMOT às 01h02
[] [envie esta mensagem
] []





Feliz dia dos PAIS

Desejo Feliz Dia dos Pais ao meu pai querido e amado, Seu David :

 

Ao pai das minhas filhas, o Sr. Marido André!

 

 

Para as pilotas de fogão como eu - que tem horror à restaurante no domingo e a datas festivas, muita inspiração.

Primeiro para a gororoba sair de primeira e depois para dar aquele jeito na cozinha!

Ando me desabilitando das minhas habilidades domésticas o que é bem lamentável.

Todo mundo quer aplauso. Se não faz diferença, não faz diferença.

O mundo mais em branco e preto.

Feliz Dia dos Pais à todos os pais, ao cunhado, aos manos, principalmente o mano Beto que no próximo Dia dos Pais já vai estar embalando sua cria!



Escrito por DMOT às 01h08
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
adicionei